Skip to main content

Introdução

Até a versão 2.62.0 as configuração do portal do titular era realizadas por meio de arquivos properties e javascript configPortal.properties e ConfigPortal.js. A partir da versão 2.63.0 a configuração será feita em grande parte através do módulo novo no QM.

configPortal.properties É um conjunto de parâmetros que definem título, usuários de autenticação, habilitação de módulos entre outro é lido pela servlet QMProxy e repassado para o cliente Angular. O QMProxy faz também o papel de proxy entre o cliente e o QualityManager.

ConfigPortal.js éEra utilizado pelo próprio cliente e definedefinia a forma de recuperação do token de autenticação do usuário do portal. A partir de agora o token será entregue na propria url de request ao portal do titular no parâmetro de pesquisa com o nome token. O código que recupera esta informação foi embutido no próprio projeto do Portal do Titular no arquivo startup.service.js.

A fim de facilitar a configuração, criamos uma interface que concentre a configuração técnica do Portal do Titular dentro do MD2 Quality Manager. Para isto foi alterado todo o processo de recuperação dos parâmetros que definem o comportamento do Portal do Titular, conforme diagrama abaixo:

image-1669115598359.png

ConfigPortal.js

Em este arquivo originalmente era armazenado o script que recupera o token de autenticação externa previsto pelo cliente. Este arquivo pode mudar conforme as necessidades do cliente, porem era de dificultosa administração. Foi definido então um padrão de recuperação do token conforme utilizado na maioria dos clientes. A partir de agora o token deverá ser entregue na propria url de request ao portal do titular no parâmetro de pesquisa com o nome token. O código que recupera esta informação foi embutido no próprio projeto no Angular do Portal do Titular no arquivo startup.service.js.




configPortal.properties

Este arquivo localizado na pasta conf do ambiente de execução continuará existindo porem os parâmetros obrigatórios de existirem nele serão os seguintes:

config.portal.enabled=true //valor fixo não alterar
config.portal.host= // Valor variável, nome dns ou endereço ip do host servidor do QualityManager2 
config.portal.port= // Valor variável, número de porta de acesso aos sevidor QualityManager2
config.portal.app= // Valor variável, contexto acesso aos sevidor QualityManager2
config.portal.unity= // Valor variável, código (id de banco de dados) da unidade que contem os parâmetros do Portal do Titular
config.portal.useSslContext= // Valor variável true ou false, indicador de conexão https ao servidor QualityManager2 
config.portal.ws.prefix=/rest //valor fixo não alterar
config.portal.version=v2 //valor fixo não alterar

Os restantes dos parâmetros serão ainda informados so que agora mediante a interface de parâmetros disponibilizada no aplicativo QualityManager 2.